Luz da Visão

Notícias

Fundação Jari promove curso nutricional para deficientes visuais

Publicado em 30/10/2013 por Luz da Visão

Geral

Visando promover ações educativas nas áreas de saúde e educação nutricional, a Fundação Jari oferece à comunidade o Projeto Nutrição.

O projeto trata-se de oficinas culinárias, onde os participantes aprendem a elaborar pratos saborosos e saudáveis, que podem ser feitos no dia a dia de qualquer pessoa. Os assistidos pela Luz da Visão, entidade voltada aos deficientes visuais de Itapeva e região, também participam do projeto. As aulas são ministradas nas dependências da Fundação Jari e servem para estabelecer e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Jeferson Nunes de Almeida Tavares, deficiente visual que participa do Projeto Nutrição falou sobre a importância da atividade em sua vida. “Mudou muita coisa em minha vida, pois em casa eu tinha muito medo de fazer as coisas e aqui apreendemos a preparar os ingredientes, cozinhar, lavar louça, enfim a fazer as coisas sem medo e está sendo muito útil, principalmente na educação alimentar, pois antes eu não comia verduras e legumes e graças ao projeto aprendi a me alimentar melhor”, disse. Outro deficiente visual que participa do projeto, Eduardo Leite Pires, diz ter aprendido que sempre é possível aprender coisas novas, desde que se tenha força de vontade e persistência.

A assistente social da Luz da Visão, Cassiana Fernandes Camilo Giroto, diz que o projeto da Fundação Jari veio de encontro com os projetos da entidade, de atividades da vida diária. “Classifico como excepcional a qualidade do aprendizado que eles estão tendo aqui no projeto e vejo todos os alunos motivados em levar o que aprendem para as suas casas, isso é muito importante”, disse.

Fora os assistidos pela Luz da Visão, a comunidade em geral também têm participado do projeto, estima-se que cerca de sessenta famílias são atingidas pelo projeto, indiretamente, o que faz com que além de ser um projeto educativo, seja também uma ferramenta social no município de Itapeva.

 


Agenda

  • Não há items à serem mostrados.

Ajude a manter esse projeto vivo

A Luz da Visão é uma entidade sem fins lucrativos que há 12 anos atua no atendimento de deficientes visuais e hoje conta com 57 cadastrados. A continuação e o aprimoramento deste trabalho necessita de sua contribuição, pois as dificuldades são muitas. Salientamos, que toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos seu apoio.

A Luz da Visão mudou a vida de muitas pessoas

E continua a mudar, veja o que alguns de nossos assistidos têm a dizer

A minha vida mudou em todos os sentidos. Eu não saia, não conversava com ninguém, ficava sozinha na casa. Aqui fiz muitos amigos, faço aula de braile de teclado e de computação.

#

Castorina

Antes de vir para cá eu tinha medo de andar, de sair de casa e até no início eu nem queria vir, mas através de uma amiga acabei vindo mais ficava o tempo todo ao lado dela com medo de ninguém me ajudar. Hoje eu sou formada em massoterapia, trabalho em alguns lugares fazendo massagens, faço aula de teclado e a mobilidade me ajudou tanto que hoje eu ando até de moto taxi.

#

Dirce

Eu era uma pessoa muito nervosa e ansiosa e a terapia com a Psicóloga tem me ajudado muito. Faço a mobilidade que me ajudou muito a se locomover sozinha. Aqui também me formei massoterapeuta e faço massagens fora da entidade em todos os eventos onde a Luz da Visão participa.

#

Letícia

Foi como se eu tivesse chegado aqui de cadeira de rodas e sair andando. Eu tinha muito medo de andar, andava meio abaixada, com medo de cair. A minha vida era só chorar. Adoro a convivência com os amigos que fiz aqui e conversando com eles eu resolvi mudar minha postura até dentro da minha casa. A terapia com a psicóloga me ajuda bastante e a mobilidade também pois antes eu não tinha equilibrio. Hoje faço aulas de braile e violão.

#

Vanda

Fiz muitas amizades e esses amigos me dão força para continuar vindo e aprendendo cada vez mais. Estou participando das atividades e gosto muito do carinho que o pessoal da luz da visão tem comigo.

#

Eduardo